domingo, 3 de dezembro de 2017

Robôs sonham com ovelhas elétricas?



E ai, passo a bola para você, será que sonham?

Andei lendo essa obra de Phillip K. Dick, escritor de ficção científica. Que foi publicada em 1968. E conta a história de Rick Deckard, um caçador de recompensas (bounty hunter). Logo mais estarei falando sobre ele. Esse é o livro que inspirou o filme Blade Runner do diretor Ridley Scott, que teve a participação de Han Solo, digo Harrison Ford (risos).

Andei lendo "robôs sonham...", e quero trazer para vocês algumas reflexões que o livro me proporcionou.

Blade Runner


O que significa SER Humano?

Evoluímos como espécie, criamos tecnologia para facilitar nosso cotidiano. Criamos sistemas monetários, sistemas de gerenciamento e administração de recursos, entre tantas outras coisas. Então pensei, humano é aquele que pensa, projeta, cria, encontra soluções para facilitar a vida.

Mas e os sentimentos? Humanos diferente de outros seres tem algumas capacidade emotivas bem específicas, como a empatia. Pelo Aurélio, a empatia é a faculdade de compreender emocionalmente um objeto. Ou de projetar a personalidade de alguém num objeto de forma que este pareça como que impregnado dela.
 
Empatia


No decorrer da obra, o autor utiliza da empatia para justificar seu pensamento. E nos conduz a um raciocínio em cima disso. Desenvolvendo com maestria a evolução da lógica.

O autor aborda de um modo bem objetivo a questões a respeito da vida, da interação humana. Pois 1968 foi um ano ímpar na história, um ano de transformações políticas, éticas, sexuais e comportamentais. E mais especificamente, este livro, este autor, faz uma crítica tremenda ao Racismo.

Na história, Rick o caça recompensa deveria caçar 6 androides da mais nova geração. Porém sempre que estava quase pegando um androide ele percebia ações muito humanas neles. E isso faz com que ele comece a questionar, se mesmo sendo androides, "objetos" como o próprio protagonista coloca eles não teriam também empatia, o que daria a eles uma certa humanidade.

Rick Deckard perseguindo um Androide


Porém a pergunta não é respondida. É deixada no ar. Androides sonham mesmo com ovelhas elétricas? Nunca teremos certeza da resposta. Mas de toda forma, sabemos o que nos torna tão especiais como humanos.

Então quer usar sua empatia com nosso projeto? Curta nossa página no facebook para acompanhar novos textos. E compartilhe com um amigo. Isso mostra que estou no caminho certo, e me anima para continuar escrevendo conteúdo.

Muito obrigado, até a próxima,
Eric.

Nenhum comentário:

Postar um comentário