sábado, 6 de agosto de 2016

Fantástica Literatura Brasileira - Espadachin de Carvão


Há algumas semanas comecei a ler esta obra de Affonso Solano. Literatura fantástica de primeira! Teóricos da literatura fantástica certamente saberão melhor que eu como classificá-la.

A trama é aquele café com leite do "escolhido". O protagonista é filho de um dos 4 deuses que existem neste mundo criado pelo autor. Porém a maior parte do livro é composta por problemas que o espadachim se envolve, simplesmente por ser inocente suficiente pra não entender a situação à sua volta. O que para mim, se mostra como um ponto fortíssimo levando em conta inúmeras situações inusitadas que ocorrem no decorrer da história.


Outro ponto forte desta obra fantástica (se ligou no trocadilho?), é que o Sr. Solano não nos entrega a "faca e o pão". Diferente de Tolkien que explica toda a biologia, genealogia, fraquezas e vantagens de ser um Hobbit, o Autor de Espadachim de Carvão nos joga diretamente num mundo pronto, e sem explicações. Cheio de palavras diferentes, e costumes esquisitos. Além de, raças, armas, políticas, e geografia que não faz - a princípio - sentido nenhum. Contudo, creio eu, que isso mostra que o autor acredita na capacidade intelectual do leitor se ambientar e buscar compreender o mundo. Torna o livro difícil de ler, mas muito prazeroso de desvendar!

Estou no meio da leitura, ainda não quero fazer uma resenha completa, deixarei isso para quando terminar de lê-lo. Porém, posso adiantar que estou realmente satisfeito de saber que existe no Brasil autores com nível criativo e inovador compatível com grandes nomes internacionais.

Vale a pena! Muito! Indico principalmente pra quem gosta da série de Tolkien. Acredito que fãs de Harry Potter também possam aproveitar bastante essa história. E claro, todos fãs de mangás, RPGs, e games irão entender algumas referências bem claras do autor.

Valeu,
Eric.

Nenhum comentário:

Postar um comentário